segunda-feira, 9 de novembro de 2009

IDE A BRASÍLIA - Depoimento de Jacira Sucasas em novembro de 1957


    (Clique na imagem para ler o original)

"Aos 3 de maio de 1957 tive o privilégio de ir até Brasília, levar a mensagem da mulher evangélica metodista, não só às autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes por ocasião da primeira missa realizada naquela futura capital, mas também ao povo em geral.
 
Voltei encantada com tudo o que vi e ouvi! Tive o prazer de ver de perto o que o rev. Reily descreve em seu artigo "Os filhos de Wesley em Brasília", na revista de setembro. Fiquei cinco dias em Brasília,conversando comos nossos irmãos brasileiros que lá estão. Pude admirar de perto o esforço particular e destemido dos heróis bandeirantes que lá estão jogando a sua sorte, desbravando terra virgem e enfrentando toda a espécie de sacrifício e dificuldade.

 Vimos em Brasília um campo promissor para o evangelismo nacional. Imensa seara - aplainada e esperando ansiosa os semeadores! Percorrendo aqueles imensos horizontes, visitando as pessoas de casa em casa, falando de indivíduo em indivíduo, pensei comigo: gostaria de ficar ao menos uns dois meses aqui,  pois estou certa que poderia fazer não só um grande trabalho de evangelização, mas também de assistência social a este povo tão necessitado de alguma coisa superior...


JOVENS METODISTAS: este é o meu apelo. (faço-o com o coração cheio de alegria e esperança, pedindo a Deus que minhas palavras encontrem eco em vossos corações).  Programai o vosso próximo acampamento de trabalho para Brasília!

Ide levas àquelas plagas brasileiras um pouco do vosso espírito jovem e cristão. Não só fareis um trabalho pioneiro, de cooperação com o nosso governo, mas podereis mostrar com este gesto que a religião evangélica não é uma religião de promessas e fantasias, mas uma religião de ação, patriotismo e trabalho.

O povo de nossa Pátria está cansado de uma religião pagã, de santinhos e patuás. Brasília já está compreendendo isto! Por isso mesmo ela espera os evangélicos de braços abertos!

Ide a Brasília. Estou certa de que Deus vos chama para este glorioso trabalho. Muitas experiências podereis colher através dese trabalho, experiências que redundarão em bênçãos não só para a mocidade, mas também para muitos dos que lá estão.

Que Deus vos abençoe, meus queridos jovens metodistas."

Jacira Sucasas
Esposa do revmo.bispo Isaís Fernandes Sucasas

Extraído da revista Cruz de Malta, publicação da Igreja Metodista, edição de novembro de 1957, cedida por Marlene Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário